Uma história infantil, é fruto de inteligência já cultivada e amadurecida, de quem conhece por estudo, ou intuição, as qualidade ou requisitos que devemos encontrar numa narrativa destinada a crianças.
Todos quantos tenham qualquer parcela na formação intelectual e moral dos pequenos reconhecem que as histórias que tanto encantam, divertem, instruem e edificam o mundo infantil, é já faz algum tempo, objeto de acurados estudos, observações e pesquisas, cujo fim essencial consiste em aproveitar o máximo possível esta fascinante atividade pedagógica discernindo o que há de mal e impuro.
Como aproveitar o total valor das histórias?
Como saber escolher, separar o que não é bom?
Todo professor deve ser um bom contador de histórias. E quem tem consciência deve saber que narrar é instruir, comover e agradar.
A história deve:
ENSINAR – INSTRUIR – EDUCAR
Esquecemos de muitas histórias que ouvimos na infância, mas jamais os ensinamentos contidos nas histórias, esses duram para a vida toda.
(Tente refletir agora sobre algo que aprendeu através de historias, causos, ou experiências vividas, próprias ou não.)
Muito bom , me ajudou bastante
ResponderExcluir