Quem sou eu

Minha foto
A primeira vez que ouvi uma história, ganhei o presente mais precioso da minha vida e nesse decurso de ler, ouvir e contar histórias tive o primeiro encontro com meu eu, descobri então, o fascinante universo que há em todos nós, um universo de imensurável grandeza que de forma simples e encantadora tem me feito avaliar a cada momento, minha pequenez nesta divina arte de viver! O objetivo primacial do meu trabalho é carinhosamente contagiar o público com esta arte milenar; a intenção também é resgatar a figura do contador de histórias tradicional e mostrar a importância da narração de Histórias.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A arte de contar histórias

Os antigos contadores de historias não se preocupavam com cursos, livros ou palestras, eles simplesmente contavam histórias com o objetivo de divertir, como um recurso para acalmar ou adormecer a criança. Porem hoje, contar histórias é centro de interesse devido à grande importância da história na delicada tarefa de educar.
A hora do conto é um momento de muito prestigio que encanta, desperta o interesse, traz alegria para a alma infantil através do sonho e da fantasia.
Quem conta histórias, proporciona à criança:
·         Uma atividade sadia;
·         Uma oportunidade para desenvolver a imaginação;
·         Enriquecer o vocabulário;
·         Completar experiências;
·         Atender à curiosidade da vida em suas estréias pelo mundo do encantamento.
Contar histórias também é um auxilio a psiquiatria para descobrir inquietações, prevenir angustias e desvendar a origem de perigosos recalques.

Portanto para o propósito de educar através das histórias, o contador de histórias deve:
·         Conhecer a técnica que preside e regula sua ação;
·         Informar-se das dificuldades;
·         Dos cuidados que exige seu público;
·         Dos requisitos morais e literários das narrativas mais adequadas;
·         Dos diversos gêneros;
·         Das histórias que mais agradam;
·         Dos segredos relacionados com a mágica.
É preciso estudo, experiência e dedicação.
“Saber a quem contar,quando contar, o que contar e como contar” – Malba Tahan

Nenhum comentário:

Postar um comentário