Quem sou eu

Minha foto
A primeira vez que ouvi uma história, ganhei o presente mais precioso da minha vida e nesse decurso de ler, ouvir e contar histórias tive o primeiro encontro com meu eu, descobri então, o fascinante universo que há em todos nós, um universo de imensurável grandeza que de forma simples e encantadora tem me feito avaliar a cada momento, minha pequenez nesta divina arte de viver! O objetivo primacial do meu trabalho é carinhosamente contagiar o público com esta arte milenar; a intenção também é resgatar a figura do contador de histórias tradicional e mostrar a importância da narração de Histórias.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que é a história infantil, qual sua importância e qual sua relação com o público infantil?

Uma história infantil, é fruto de inteligência já cultivada e amadurecida, de quem conhece por estudo, ou intuição, as qualidade ou requisitos que devemos encontrar numa narrativa destinada a crianças.
Todos quantos tenham qualquer parcela na formação intelectual e moral dos pequenos reconhecem que as histórias que tanto encantam, divertem, instruem e edificam o mundo infantil, é já faz algum tempo, objeto de acurados estudos, observações e pesquisas, cujo fim essencial consiste em aproveitar o máximo possível esta fascinante atividade pedagógica discernindo o que há de mal e  impuro.

Como aproveitar o total valor das histórias?
Como saber escolher, separar o que não é bom?

Todo professor deve ser um bom contador de histórias. E quem tem consciência deve saber que narrar é instruir, comover e agradar.
A história deve:
ENSINAR – INSTRUIR – EDUCAR

Esquecemos de muitas histórias que ouvimos na infância, mas jamais os ensinamentos contidos nas histórias, esses duram para a vida toda. 

(Tente refletir agora sobre algo que aprendeu através de historias, causos, ou experiências vividas, próprias ou não.)

Um comentário: